sábado, 28 de junho de 2008

metáfora das ampulhetas

eu? seguindo na minha lida ininterrupta, no meu afã continuado, na minha perseverante tentativa de fazer as pazes com o tempo. pretendendo deixar o passado no passado e o futuro no futuro. permitindo que cada grão de areia passe, sozinho, um de cada vez, pelo estreito canal da ampulheta da vida chamado presente. vivendo a vida em pequenas doses diárias, de amor, paz, paixão, tristeza, alegria, tensão, dor, expectativa, realização, sofrimento, saudade, desejo, conforto, cansaço, agitação e tédio... e (over)pensando se o tempo realmente passa, ou somos nós que passamos por ele(?).

2 comentários:

  1. Apesar de sua natureza caduca, o tempo oferece a oportunidade de eternizar-me. Cada segundo que se me dá de vida é uma conjuntura que posso aproveitar ou perder para sempre. A vida terrena é episódica, mas também de alguma forma definitiva. Não cabem ensaios... Ao repensar essa dupla dimensão do devenir terreno - como algo relativo que se vai e como algo absoluto que permanece - bem podemos afirmar que existe um tempo que passa e um tempo que fica: O tempo que passa como o rio em cima das pedras, para gasta-las, é o tempo que me envelhece e que me mata. O tempo que fica como as águas que se remansam num lago, é o que me eterniza, que constrói minha personalidade definitiva. Na primeira dimensão o homem se consome, na segunda, ele se consuma...

    Qual o tempo que passa? É o tempo vivido para o que é temporal. É esse construir sobre a areia, essa loucura de mover-se, essa falta de terceira dimensão, de altura... é o tempo dos que, em definitivo, seguem a vocação dos seus caprichos. O tempo que fica é o que gera eternidade. É o tempo que não só discorre pela horizontal do caduco, mas que também sobe pela vertical que o une a imobilidade viva de Deus. É o tempo de quem consegue que os instantes fugazes pertençam, por seus méritos sobrenaturais, à ordem do imutável...

    Rafael L. Cifuentes em "Deus e o Sentido da Vida"


    Desculpe o giga comment, tri amada. Mas não resisti ao ctrl c, ctrl v... meus respeitos ao sr Tempo.

    ResponderExcluir
  2. sendo lá o que for, eu só rezo pra que seje rápido, ao menos nesse momento.


    beijo

    ResponderExcluir