segunda-feira, 7 de abril de 2008

lado a lado b

escolher é, talvez, o mais difícil de todos os verbos que temos que conjugar na vida. desde pequenos, em nossas infâncias burguesas, fomos sendo preparados pela vida para escolher - ainda que não tivéssemos consciência disso na maior parte das vezes. escolher entre a bicicleta ou o video game na cartinha do papai noel era já um exercício preparatório para uma vida de escolhas que nos aguardava - dos mais fáceis, diga-se de passagem. ainda na infância, alguns de nós tiveram de fazer uma primeira dura e definitiva escolha: morar com o papai ou com a mamãe - primeira geração que fomos depois da lei do divórcio, de 1977. felizmente, não foi o meu caso, pero bueno... ao longo da vida temos de escolher entre tantas coisas: em que colégio estudar (às vezes nossos pais ou irmãos mais velhos escolhem por nós!); deixar ou não as aulas de piano; que faculdade fazer; sair ou não naquela noite de sábado definitiva; aceitar ou não aquele convite para jantar; sair ou não da casa dos pais; aceitar ou não aquela oferta de emprego; com quem morar junto; com quem casar; com quem ter filhos - isso depois de escolhermos entre tê-los ou não tê-los. e a maioria dessas escolhas - apesar de não termos consciência na hora - são mais definitivas do que imaginamos. escolher uma coisa significa preterir outra, sempre. não dá para colocar o lado a e o lado b para tocar ao mesmo tempo. não do mesmo disco e na mesma vitrola. é uma questão física. escolher a bicicleta pressupõe desistir do video game. morar com a mamãe significa ver o papai só nos fins de semana. estudar no colégio x determina que aquelas pessoas a quem primeiro chamaremos de amigos não serão as do colégio y. escolher a faculdade de direito significa que muito provavelmente jamais seremos biólogos. sempre podemos fazer outra faculdade - alguns pensarão - mas a verdade é que as folhinhas do calendário caem depressa demais e tudo vai ficando mais difícil. olhando para trás certamente lembraremos das bifurcações definitivas de nossos caminhos. aqueles momentos incrivelmente especiais em que tivemos de optar por virar à direita ou à esquerda - instantes que fizeram toda a diferença. ser feliz - me parece - não é muito mais do que ter aquela sensação de ter feito as escolhas certas no caminho da vida. ou do que ter a coragem e a disposição necessárias para voltar atrás quando percebemos que fizemos a escolha errada. por isso é que existem as segundas faculdades, os segundos empregos, os segundos casamentos, e os terceiros e os quartos... pensemos nisso!
o que não dá pé é ficar em cima do muro, colocar o lado a para tocar e ficar cantarolando as músicas do lado b... é o difícil exercício diário de inteireza ao qual todos nós deveríamos nos dedicar com mais afinco.
[escrito e publicado em 2004, num blog meu já falecido]
----------------------------
e me vem sempre a máxima do amor fati de nietzsche: "escolhe o teu destino, ama o teu destino."

8 comentários:

  1. Vou inaugurar os posts!
    Que bom que vc tirou esse do baú (não o conhecia) para termos o prazer de ler seus pensamentos! To be or not to be... realmente a vida é uma sucessão de escolhas.
    Escreva sempre e mais...
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkk....e se eu te disser que lembro disso??????? viu como te acompanho desde os primórdios??????

    ResponderExcluir
  3. ave, Dona! Tu arrebentou minha tarde com esse post! Eh a segunda pessoa que "me" escreve de escolhas hj dp de eu ter passado uma outra tarde inteira pensando nelas...
    o exercicio da inteireza, ô negócio caro...
    bjo.

    ResponderExcluir
  4. desapegar também é um verbo difícil (de conjugar na vida)!

    ResponderExcluir
  5. "exercício da inteireza" Mas e soa bonito isso, não?

    Já que todo sim deixa pelo menos um não pra trás, talvez a gente precise msm é de exercícios de desconstrução.

    (que bom que tu salva os rabiscos!)

    clara del valle

    ResponderExcluir
  6. como diria uma alma especial reconhecida por nós duas no deserto de almas desertas: "um brinde ao delicado da vida!".

    bjs, Mô. lindos dias pra vc aí.
    eurídice | 08.04.08 - 10:29 pm | #

    --------------------------------------------------------------------------------

    Fodástico nosso Caio...

    Foi isso que aconteceu na calçada de Ipanema, tri. Nos reconhecemos... E que bom que isso acontece mais de uma vez, não???

    Um brinde ao delicado da vidao/
    clara | Homepage | 08.04.08 - 10:27 pm | #

    ( sente só a sintonia quase perfeita entre ti e Clara lá no pasto....rs)

    ResponderExcluir
  7. concordo demais. mas, nessas horas de falar que as folhinhas do calenário vão caindo, o tempo é obsoleto e idade é só um número (ou dois haha). ainda dá tempo de fazer mil e uma escolhas certas e erradas. e ser feliz, acima de tudo.

    ResponderExcluir
  8. Eu leio vc pq cheguei aqui através da Mo e da Clara, e confesso que esse post teu, me fez pensar em todas as escolhas definitivas da minha vida. No meu lado b. Ou seria o a?

    beijos

    ResponderExcluir