quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

eu não ando só, só ando em boa companhia...

semana passada eu ganhei um cdzinho muito fofo e agora andamos, para cima e para baixo, no carrinho amarelo, eu, vininha e toquinho. gravado em milão na década de 70, cheio de músicas da fase baiana, e com insensatez, que eu gosto cada vez mais, dedicada ao tom na faixa 5 (que bem poderia ser a 8). e eu vou rindo, nos meus caminhos - de casa para o trabalho, e do trabalho para casa, com alguma incursão eventual ao supermercado ou ao posto de gasolina. vou rindo do escracho (maravilhoso) do vinícius em sua última década de vida. vou rindo de pensar na cara do pessoal do itamaraty e dos poetas ortodoxos da época ao ouvir músicas como tatamirô e testamento*. vou rindo, cantando e mandando para a tonga da mironga do kabuletê, com todas as minhas forças, como um mantra em nagô, as 'malas' que têm passado pela minha mesa nos últimos dias (e também aquelas que eu sei que ainda irão passar!).

*você que só ganha pra juntar
o que é que há, diz pra mim, o que é que há?
você vai ver um dia
em que fria você vai entrar
por cima uma laje
embaixo a escuridão
é fogo, irmão! é fogo, irmão!
[pois é, amigo, como se dizia antigamente, o buraco é mais embaixo... e você com todo o seu baú, vai ficar por lá na mais total solidão, pensando à beça que não levou nada do que juntou: só seu terno de cerimônia. que fossa, heim, meu chapa? que fossa!]
você que não pára pra pensar
que o tempo é curto e não pára de passar
você vai ver um dia, que remorso, como é bom parar...
ver um sol se pôr
ou ver um sol raiar
e desligar, e desligar
[mas você, que esperança... bolsa, títulos, capital de giro, public relations (e tome gravata!), protocolos, comendas, caviar, champanhe (e tome gravata!), o amor sem paixão, o corpo sem alma, o pensamento sem espírito (e tome gravata!) e lá um belo dia, o enfarte; ou, pior ainda, o psiquiatra]
você que só faz usufruir
e tem mulher pra usar ou pra exibir
você vai ver um dia
em que toca você foi bulir!
a mulher foi feita pro amor e pro perdão
cai nessa não, cai nessa não!
[você, por exemplo, está aí com a boneca do seu lado, linda e chiquérrima, crente que é o amo e senhor do material, e é que o distinto está muitíssimo enganado. no mais das vezes ela anda longe, perdida num mundo lírico e confuso, cheio de canções, aventura e magia, e você nem sequer toca a sua alma. é, as mulheres são muito estranhas, muito estranhas]
você que não gosta de gostar
pra não sofrer, não sorrir e não chorar
você vai ver um dia
em que fria você vai entrar!
por cima uma laje
embaixo a escuridão
é fogo, irmão! é fogo, irmão!*
----------------------
[vinícius de moraes & toquinho]

5 comentários:

  1. Qualquer semelhança é pura coincidência. Estava precisando lembrar disso. Agora estou mais aliviado. Tomei uma decisão de dizer um NÃO. E acabei de acreditar que existem três tipos de pessoas: as que se preocupam até a morte, as que trabalham até morrer e as que se aborrecem até a morte. Eu estava na segunda opção. Sair desta área de risco ...abrigado meu anjo. kisses

    ResponderExcluir
  2. isso é tão tão tão a sua ( linda) cara, triamada!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Can

    O "poetinha" está sempre vivo na vida da gente, não? A gente - bien entendu- as pessoas de sensibilidade no coração!
    Lembrei do poema q ele escreveu pro Mr. Buster, lembra?

    "Olhe aqui, Mr. Buster: está muito certo
    Que o Sr. tenha um apartamento em Park Avenue e uma casa em Beverly Hills.
    Está muito certo que em seu apartamento de Park Avenue
    O Sr. tenha um caco de friso do Partenon, e no quintal de sua casa em Hollywood...
    Está tudo muito certo, Mr. Buster – o Sr. ainda acabará governador do seu estado
    E sem dúvida presidente de muitas companhias de petróleo, aço e consciências enlatadas.
    Mas me diga uma coisa, Mr. Buster
    Me diga sinceramente uma coisa, Mr. Buster:
    O Sr. sabe lá o que é um choro de Pixinguinha?
    O Sr. sabe lá o que é ter uma jabuticabeira no quintal?
    O Sr. sabe lá o que é torcer pelo Botafogo?"

    Genial...
    bjk

    ResponderExcluir
  4. Eu quero uma copia!!!!

    Ju

    ResponderExcluir